Por: Rebeka Cavalcanti

Vou começar falando um pouco do significado da “autoestima”. Significa, em psicologia, uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma, tanto positivamente quanto negativamente. Envolve também crenças e emoções. Pode ser constituída como uma característica de personalidade. Resumindo, a autoestima significa a dimensão particular do que cada um acredita.
A baixa autoestima provoca várias consequências negativas para a pessoa que se enquadra neste contexto provocando várias doenças psicológicas e através destas provocam ainda perturbações físicas. Como exemplo de uma doença psicológica provocada pela falta da autoestima relato a “Bulimia” ou chamada carinhosamente pelos bulímicos como apenas “Mia”. A Bulimia é um transtorno alimentar causado pela autoestima baixa. Esta doença apresenta uma prevalência entre as mulheres, manifesta-se mais tarde do que a anorexia, aproximadamente por volta dos 18 aos 20 anos. Normalmente os bulímicos(as) têm o peso normal ou um pouco acima de seu peso, em casos raros levemente abaixo do normal. Nos episódios de compulsão, a pessoa que sofre deste mal come demasiadamente alimentos calóricos e em seguida “Mia”, ou seja, vomita tudo o que ingeriu como se isso fosse um refúgio, como se quisesse colocar todos os seus sentimentos e dores para fora de si mesma. Muitos também usam chás laxativos e comprimidos para não ficarem com o organismo cheio de calorias (este é o pensamento de um bulímico).
É uma doença complicada, não fácil de ser compreendida principalmente pelos amigos e familiares do doente. Muitos acham que é algo fácil de resolver ou que até mesmo a pessoa que sofre do mal está com “frescura”, onde a qualquer momento, se o doente quiser, pode parar de vomitar, parar com seu momento de “purgação”. O bulímico tem em sua mente que passando por todos esses processos, pode melhorar sua autoestima, emagrecer, pensa que se não ficar com o padrão de beleza visto pela maioria, pode ser discriminado.O que os próximos dessas pessoas podem fazer para ajudar, é incentivar o tratamento com psicólogos e psiquiatras para melhorar a compulsão.
Quis mostrar aqui que a baixa autoestima pode causar doenças sérias como a Bulimia, interferindo na vida pessoal e social das pessoas, tanto do doente quanto de quem convive com a seu lado. O que devemos fazer é acreditar mais em nós mesmos, tentar pensar sempre positivamente, confiando sempre que somos capazes de fazer tudo o que está ao nosso alcance, e que assim conseguiremos tudo em nossas vidas, é só sermos confiantes.
- Beleza da mente (1)
- Curiosidades (1)
